1978   |    1980     1985    |     1996    |    1997    |    1999    |     2010   |    2014   |    2018    |     2020

1978

 

FUNDAÇÃO

O Clube Atlético das Patameiras foi fundado no dia 25 de Maio de 1978, sendo os seus fundadores os senhores: Henrique Faustino, Manuel Morais e Rui Frias, tendo nesse mesmo dia organizado uma prova de Atletismo com cerca de 2000 participantes, sendo esta, uma das primeiras provas a realizar-se em Odivelas depois do dia 25 de Abril de 74.

 

Desde logo o Atletismo foi a modalidade desportiva que o Clube apadrinhou e acarinhou até aos dias de hoje, chegando a ter mais de oitenta atletas distribuídos pelos vários escalões desde Benjamins a Veteranos, só mais tarde iniciou outras modalidades assim como, futebol de cinco e pesca desportiva.

MODALIDADES

Fazendo uma breve retrospectiva das actividades do clube, podemos afirmar que este obteve a sua melhor forma na década de oitenta. Se não vejamos os vários feitos na modalidade rainha o Atletismo, modalidade que se iniciou com a fundação do clube, organizou vários Grandes Prémios de Atletismo (28 “Grandes Prémios de Atletismo das Patameiras”, tendo o ultimo sido realizado em Maio 2011), participou em todas as provas realizadas pelo antigo Município Loures, ganhando quase tudo o que havia para ganhar, chegando a ter atletas de grande valor a nível Nacional, alguns atletas chegaram a ser convocados pela Associação Portuguesa de Atletismo, para participar num Cross Internacional, facto este, deixou o clube bastante orgulhoso.

1996 

 
 
 

NOVA ERA

Não foi só no Atletismo que o nome do clube se tornou conhecido fora de portas pelos feitos obtidos, na modalidade de futebol de cinco, nos escalões de Júnior e Sénior, também deu nas vistas, obtendo o 1º Lugar no Torneio Extraordinário da Associação de Futebol de Lisboa, trofeu de grande valor desportivo, não ficando satisfeito com tal feito passado algum tempo subiu á 1ª Divisão Distrital na Categoria Sénior, onde brilhou ao lado de grandes equipas nacionais como o Sporting Clube de Portugal.

FUTURO

Estamos em condições de poder afirmar, que o clube se encontrou, caminha novamente por bons caminhos e de boa saúde. Não queremos deixar de salientar o apoio que tem vindo a ser prestado pelos Associados e Dirigentes, assim como do Município de Odivelas, através do recém – nascido “PAADO” e Junta de Freguesia de Odivelas.

#ATUAFAMÍLIA

Organizou várias Festas Populares (desde a sua fundação, até aos dias de hoje, apenas em 2016 e 2018 não se realizaram as Festas) onde algumas delas ficaram na memória da população de Odivelas por serem as melhores que Odivelas tinha, participou em várias acções conjuntas com outros Clubes da Cidade de Odivelas e com a Junta de Freguesia de Odivelas, nas comemorações da Cidade.

 
 
 
 
 

E DEPOIS DA TEMPESTADE...

Com toda esta atividade e com o ritmo de participação que o clube se embrenhava, quando menos se esperava começou a pairar uma nuvem negra sob o clube, levando-o a tempos difíceis e até trágicos, as celebres cheias que jorravam água pelas ruas das Patameiras, provocando avultados prejuízos aos seus moradores, também o nosso clube não ficou isento dos prejuízos levando-o quase ao ponto zero, por várias vezes perdeu o seu património até que foi obrigado a fechar por completo as Secções de Atletismo, Futebol e de Pesca, tendo-se afundado por completo.

...VEM A BONANÇA

Várias Comissões Administrativas tomaram conta do clube, em 1996 apareceu uma nova Direcção com vontade e coragem de reactivar o bom funcionamento do Clube.

 

A partir de 1997, o Clube foi evoluindo e saindo aos poucos do fosso em que se encontrava, rejuvenescendo através de muitos associados novos e outros que estavam afastados. Aos poucos conseguiu-se arrumar a casa, as receitas começaram a entrar nos cofres do clube, através de um pequeno bar que aliás é a fonte de receita existente para além de alguns donativos e subsídios que o clube tem vindo a receber, de alguns amigos, do Município e outras entidades. Reunidas condições reactivou-se a Secção de Atletismo começando por organizar “14º Grande Prémio de Atletismo das Patameiras” e reiniciou a participar nas provas do Concelho. Mais tarde em 1999 reabriu a Secção de Futsal com uma equipa a disputar o Campeonato da III Divisão Distrital na categoria Sénior. Na área Cultural interveio junto da população do bairro, organizando os tradicionais “Bailaricos dos Santos Populares”.

2010 - ...

CONTACTE-NOS

Clube Atlético das Patameiras

10.00 - 19.00 pm

Sede

Rua Rainha D. Leonor, Lt. 38 c/v Trás, 2675-401 Odivelas
capatameiras@gmail.com
Tel: 21 933 2267

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Junte-se à nossa lista de contactos,

 receba informações exclusivas!

© 2018 Clube Atlético das Patameiras